O dia de
sábado, 22 de setembro, foi de movimentação positiva para o Hospital Cristo
Redentor e para a FABE. Isso por que foi o dia da Campanha de Coleta de Sangue,
nas dependências da faculdade. Uma equipe de profissionais tanto do
Hemopasso-Passo Fundo, quanto do HCR e Secretaria Municipal de Saúde se
mobilizaram na coleta de sangue de 94 pessoas. 110 compareceram no local para a
doação, porém destas, 16 que realizaram a triagem ficaram impossibilitadas de
doar devido à falta de algum critério específico exigido.
A doação foi
considerada sucesso e ajudará a repor o sangue demandado pelo HCR no Hemopasso.
A cada bolsa de sangue que o HCR utiliza, o paciente receptor é orientado a
encaminhar três doadores para reposição sanguínea no Hemopasso. Porém este número
de doadores para reposição nem sempre é conseguido em dias rotineiros, o que
ocasiona um déficit de bolsas de sangue.
Para o Diretor da FABE, Ir. Ernani Welter, o momento não foi apenas para o ato de doação em si, mas também para confraternização: “A FABE, há vários anos, participa de movimentos de responsabilidade social, com o objetivo de envolver seus acadêmicos e também colaboradores. Neste ano, como a exemplo de anos anteriores, incentivou e apoiou a coleta de sangue. O sábado foi um dia muito especial. Dia lindo pelo clima, início da primavera, e também foi uma oportunidade de confraternização entre as pessoas, enquanto esperavam o momento para doação. Portanto não é somente um ato de doar sangue, mas também de conversar e confraternizar com os demais doadores e as equipes de saúde que muito bem atenderam”, colocou.
O Hospital Cristo Redentor agradece a colaboração de todos os que se dispuseram a ajudar, tanto através da doação, quanto da coleta, processo de triagem e organização da campanha. A ideia é realizar novas edições da campanha a fim de sustentar a ideia de solidariedade com o próximo.
De acordo com Gilberto Bido, Enfermeiro Chefe no HCR, são realizadas em média no Hospital, 50 transfusões sanguíneas, o que em soma remete à cerca de 600 por ano. “Embora 94 doações nesta campanha é um número que de certa forma nos deixa satisfeitos, ainda diz respeito a 1/6 do que transfundimos em um ano. Precisamos sim de mais doadores. Mesmo quem não pôde participar desta campanha e que gostaria de doar, pode fazer isso diretamente no Hemopasso em Passo Fundo. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza transporte aos interessados e doar”, explicou Bido.
Compartilhe: