A CCIH (Comissão
de Controle de Infecção Hospitalar) do HCR realizou sexta-feira, 25 de outubro,
um treinamento durante os três turnos, com todos os setores de atuação da instituição. A ação foi direcionada ao incentivo da
lavagem correta e atenciosa das mãos, e também comemorativa ao Dia Mundial de Lavagem
das Mãos (15 de outubro).
Desde médicos, até enfermeiros, técnicos de enfermagem, setor de nutrição, sanificação, recepções e administrativo participaram da atividade que foi coordenada pela enfermeira, Adriana Sodré.
Foram aplicados dois testes com os colaboradores. O primeiro com a coleta de materiais das mãos e a leitura da quantidade de microorganismos presentes. O segundo foi com a aplicação de tinta fosforescente, para que após a lavagem das mãos fosse possível identificar a quantidade de microrganismos que não foram eliminados.
Conforme Eliege Paz, Enfermeira Gestora do Bloco Cirúrgico e CME- Centro de Materiais e Esterilização, a iniciativa destacou a importância da lavagem correta das mãos, e ressaltou com os profissionais sobre como evitar a contaminação e a transmissão de doenças através das mãos e do contato com pacientes.
De acordo com a enfermeira, Adriana Sodré, o objetivo da campanha de higienização das mãos no ambiente hospitalar foi a conscientização para a segurança do paciente, no que se refere ao controle de infecção e transmissão de patógenos, que pode causar infecção e até a morte. “Nossa ideia foi envolver todos os colaboradores, na tamanha importância do simples ato de lavar as mãos, mas lavar as mãos de uma maneira correta, se baseando no passo a passo da higienização, que hoje já tem seu próprio protocolo. Este visa diminuir os índices de infecção e as infecções cruzadas entre pacientes”, esclareceu.
Conforme dados da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), o índice de infecção hospitalar no HCR é inferior a 1%.
A atividade tem continuidade nesta segunda e terça-feira, 28 e 29.
Compartilhe: