Foi apresentado na tarde de sexta-feira, 13 de março, aos gestores e líderes de equipe do HCR, o Plano de Contingência para Infecção Humana (COVID-19) Coronavírus. O material foi elaborado pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), a partir de orientações da OMS- Organização Mundial de Saúde e em consonância com as medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Marau.
As orientações para atendimento em casos suspeitos e biossegurança foram repassadas pelas integrantes da CCIH, Enfermeira Gestora, Marla Nunes do Nascimento e pela Farmacêutica, Luci Bavaresco.
Alguns dos principais itens repassados circundou entorno da padronização de rotinas nos atendimentos e orientação aos pacientes que chegam através da Urgência e Emergência e nos demais setores.
Em sua fala inicial, o Diretor Administrativo do HCR, Marcelo Borghetti, reiterou sobre a necessidade de passar informação real e adequada aos pacientes e também sobre a procura consciente e racional dos serviços de saúde do Hospital Cristo Redentor. “É preciso que haja a procura consciente pelo HCR para que se evite ao máximo aglomerações desnecessárias”. Além disso ele informou sobre a necessidade do repasse de informações com responsabilidade por parte dos colaboradores: “Devemos tratar com seriedade e total responsabilidade as informações que são repassadas, a fim de tranquilizar e facilitar os processos de prevenção”, explicou.
Conforme a Diretoria do Hospital Cristo Redentor, outras medidas poderão ser tomadas ainda, em casos de possível suspeita ou confirmação de algum caso na instituição. Até o momento não há casos suspeitos ou confirmados atendidos no HCR.
No final da tarde de sexta-feira (13), o Diretor Clínico do HCR, Dr. Márcio Carnieletto, Diretor Técnico Dr. Guilherme Garcia Vieira e o Médico Integrante da CCIH, Dr. Odolir Bordin, estiveram reunidos com a direção da instituição, a fim de revisar o Plano de Contingência e estabelecer o protocolo de atendimento. Além disso, na tarde desta segunda-feira, 16 de março, a direção do HCR estará em reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde para discutir outras possíveis medidas quanto à situação.
As orientações:
Entre vários pormenores e orientações passadas diretamente à gestores e colaboradores; foi definido que:
· os atendimentos de urgência e emergência passarão por pré-triagem em guichê ao lado da porta de acesso.
· as visitas à pacientes internados estão suspensas por tempo indeterminado
· E a orientação é para que se acesse o ambiente hospitalar somente em caso de real necessidade.
Conforme informações da CCIH- Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, os colaboradores e gestores estão orientados corretamente quanto ao contato com os pacientes e todos seguem as orientações do Ministério da Saúde que estão em constante adaptação conforme quadro atual do vírus.
O que é o Coronavírus:
Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Segundo o Informe epidemiológico atualizado em 14 de março, através do Centro de Operações de Emergência do RS, até o momento, foram notificados 386 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 85 foram descartados, 297 estão em investigação como suspeitos e quatro casos foram confirmados.
Compartilhe: