A pandemia vivenciada atualmente traz novas situações e exige das instituições da saúde a implantação de novos protocolos de atendimento. Ao que se refere ao cuidado mãe e bebê, no Hospital Cristo Redentor todas as ações de atendimento estão embasadas em protocolos preestabelecidos pelo Ministério da Saúde e outras instituições como a Fiocruz e a ANVISA. As diretrizes são tanto para a prevenção quanto para o tratamento em caso suspeito ou confirmado da Covid-19 e asseguram o monitoramento materno fetal para a minimização de complicações para o binômio.
De acordo com Marla Nunes do Nascimento, Enfermeira Gestora do HCR, o Coronovírus pode aumentar o risco de complicações na gravidez. “Enquanto instituição, seguimos um padrão único no atendimento em caso de gestantes com suspeita ou confirmação da Covid-19. Há o isolamento em área específica fora da maternidade, restrição de visitas, equipe exclusiva e treinada, orientação à puérpera relacionada aos cuidados com o recém-nascido, tanto durante a internação quanto no domicílio ”, explicou.
Ela acrescenta ainda que no HCR já foram realizados atendimentos de casos suspeitos e confirmados da Covid-19, de gestantes e puérperas: “Já realizamos atendimentos de casos. Para tanto, é imprescindível que a equipe assistencial esteja segura na execução e aplicação de protocolos que priorizam a segurança do profissional e do paciente, finaliza.
Compartilhe: