14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue, as pessoas que merecem reconhecimento pela doação despretensiosa de um pouco de vida e esperança a milhares de pessoas que necessitam. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Hemopasso- Hemocentro Regional de Passo Fundo, é a referência de doação para Marau e região. Neste momento em que se enfrenta uma pandemia, os estoques de sangue estão ainda mais baixos do que habitualmente, já que o número de doadores diminui consideravelmente, e a capacidade de recebimento de doadores no hemocentro está mais espaçada a fim de garantir a segurança de todos. No entanto, as transfusões continuam.
No Hospital Cristo Redentor, a forma de incentivar a doação de sangue neste ano, é com campanha virtual apenas. Um vídeo com o contexto “eu doo sangue porque...” está circulando nas redes sociais, além de card com depoimentos que buscam o incentivo à doação.
Conforme explica a enfermeira gestora responsável técnica pela Agência Transfusional, Mariana Spuldaro, como normalmente ocorre o ideal seria a organização de campanha de doação de sangue com disponibilidade de transporte aos marauenses até o Hemopasso, mas devido a pandemia, se optou por fazer neste ano, apenas campanha virtual: “É muito importante que as pessoas se conscientizem sobre a manutenção dos estoques de sangue: “A doação mesmo neste período crítico e principalmente agora com a chegada do inverno é essencial”.
O número de transfusões de hemocompontentes em âmbito hospitalar tem aumentado consideravelmente analisando os últimos três meses. Todos os procedimentos do tipo são realizados através da Agência Transfusional do HCR que é uma Unidade Hemoterapica que tem como função, receber e armazenar sangue e seus derivados, realizar testes imunohematológicos (ABO RH, pesquisa de anticorpos irregulares e prova de compatibilidade das bolsas), liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos diferentes setores do âmbito hospitalar. Conforme explica a enfermeira Mariana, foram realizadas em março 29 transfusões, em abril 43 e em maio 59.
De acordo com informações do Hemopasso, a partir de dados dos últimos dois anos, há 1090 doadores marauenses cadastrados, e destes, 258 doadores de repetição (que realizaram duas doações em 12 meses).
Compartilhe: