Arquitetura Hospitalar é um ramo absolutamente específico dentro da arquitetura. A colaboradora, Coordenadora de Projetos do Hospital Cristo Redentor, Arquiteta e Técnica em Segurança do Trabalho, Juliana Cicheleiro, realiza com incentivo do HCR, a pós graduação em Arquitetura Hospitalar. A especialização é realizada no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein de forma presencial. No entanto, devido ao atual momento, o curso acontece de forma virtual.
De acordo com a colaboradora, o curso traz conceitos e ferramentas associados aos padrões nacionais e internacionais e melhores práticas do setor, capacitando os profissionais para o desenvolvimento e implantação de projetos integrados e inovadores.
A formação em Arquitetura, e agora a especialização em Arquitetura Hospitalar, tem possibilitado a ela o acompanhamento e orientação em todas as obras e reformas que ocorrem no HCR, garantindo que todas aconteçam a partir das exigências e padrões hospitalares, principalmente levando em consideração a segurança e a acessibilidade total dos pacientes.
Entre os diferenciais do curso de arquitetura hospitalar está o método de ensino específico e o corpo docente com ampla experiência em projetos para estabelecimentos assistenciais de saúde, acesso às diferentes estruturas físicas e tecnológicos no ambiente hospitalar privado e público; oportunidade de participar da rotina do departamento de projetos e obras do Hospital Albert Einstein.
A pós graduação tem um total de 420 horas e encerra em fevereiro de 2021. Para Juliana Cicheleiro, é sempre muito gratificante poder buscar conhecimento, ainda mais quando o mesmo vem ao encontro das demandas de seu local de trabalho: “A especialização tem sido muito positiva, especialmente no sentido de trocar ideias e experiências sobre a arquitetura hospitalar de outras instituições. Meu objetivo enquanto estudante e enquanto profissional da área da arquitetura é poder agregar sempre mais, trazendo novidades, praticidade, acessibilidade, harmonia de ambientes, tudo aliado a segurança e bem estar das pessoas que frequentam o HCR”, finalizou.
Compartilhe: