Você sabe o que faz um enfermeiro socorrista? É o profissional que realiza o primeiro atendimento, antes mesmo da chegada do paciente no ambiente hospitalar. 11 de julho é o Dia do Socorrista, aquele que enfrenta muitas vezes o perigo, se expõe à riscos e às intempéries para atender os pacientes no pré-hospitalar. Em Marau, o SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência realiza este primeiro atendimento através dos socorristas.
Para Alessandro Fim, enfermeiro responsável técnico do SAMU em Marau, a escolha pela enfermagem pré-hospitalar, lhe realiza profissionalmente: “Iniciei a graduação em meados de 2000 e desde aquela época já tinha a ideia de atuar nos primeiros socorros. Isso porque se trata do primeiro atendimento, muitas vezes às vítimas em estado grave. Somos os primeiros a chegar na ocorrência, os primeiros a ajudar. Isso é muito gratificante para o profissional socorrista, poder ver o paciente se sentindo melhor com a ajuda no primeiro momento”, explica Alessandro.
Ele coloca ainda que a escolha pelo SAMU condiz com a escolha pela atuação no pré-hospitalar: “Escolhi o SAMU justamente por ser um serviço móvel de urgência, que tem uma equipe capacitada para dar todo suporte necessário. Através da telemedicina, nós podemos realizar desde o primeiro atendimento, até a estabilização do paciente”, finalizou.
Mauri Eberhardt, é técnico de enfermagem socorrista e também atua no SAMU. Ele conta que escolheu a área por uma motivação familiar: “Acompanhava minha avó nas consultas e atendimentos, o que me fez criar gosto pela área da saúde. Atuo na área pré-hospitalar desde 2012. Fiz meus primeiros cursos de socorrista, APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e suporte básico de vida e já são dois anos de atuação nesta área específica. Poder ajudar ao próximo em diversas situações seja no atendimento a um trauma, atendimento clínico, pediátrico ou social, não tem preço. O SAMU tem este diferencial; conseguimos atender diretamente à população no pré-hospitalar”, colocou.
Hoje o SAMU Marau conta com 5 condutores socorristas, 4 técnicos de enfermagem e um enfermeiro, todos treinados e capacitados para atender a comunidade de Marau com comprometimento e ética profissional.
O Serviço tem sede na rua José Pastre, nº 63, próximo ao trevo de acesso à Passo Fundo, e é interligado ao Hospital Cristo Redentor de Marau.
Compartilhe: