Para você que tem determinados exames para fazer, mas tem dúvidas ou medos em relação a cada procedimento, o Centro de Diagnóstico do Hospital Cristo Redentor preparou um material para lhe explicar em detalhes como cada exame é realizado. Tudo no intuito de tranquiliza-lo e orientá-lo sobre! Toda semana traremos novidades sobre os exames de diagnóstico por imagem realizados do Hospital Cristo Redentor!
Nesta semana o assunto é #Espirometria. Entenda sobre como é feito:
A espirometria é um exame feito com a participação ativa do paciente. Conhecido como teste do sopro tem a finalidade de medir a função pulmonar.
O exame é realizado com o paciente sentado; não causa dor ou incômodos e dura em média entre 30 a 40 minutos, podendo durar um tempo maior em indivíduos com dificuldade para compreender a técnica.
É orientado ao paciente que respire com a ajuda de um bocal, utilizando uma presilha no nariz para que o ar não seja desperdiçado, enquanto a respiração é feita pela boca.
Então é solicitado que o paciente respire enchendo os pulmões e soprando em seguida (com força e de forma rápida e mantida). Esta parte do exame é repetida em torno de 3 vezes.
Após esse procedimento encerrando a primeira parte do exame, é usado um medicamento broncodilatador. Alguns minutos depois o paciente deve soprar o aparelho novamente para então completar a segunda parte do exame, encerrando assim o procedimento.
Por: Naissa Soares- Fisioterapeuta
Compartilhe: