Nesta terça-feira, 1º de dezembro, é comemorado internacionalmente o Dia da Luta Contra a AIDS. A data reforça a troca de informações e cria um espírito de tolerância social. Além disso, é ocasião para se falar da infecção por HIV e da AIDS, e de se saber mais sobre esta doença e as formas de prevenção.
Falando em prevenção, o setor materno infantil do HCR segue protocolos de atendimento a fim de evitar a transmissão e poder aplicar um cuidado completo e adequado. Todas as gestantes e seus respectivos parceiros passam por teste rápido de detecção de HIV, Teste de HIV, VDRL (sífilis), seja no momento de internação clínica ou para parto. É um teste de triagem e deve ser confirmado ou não com outros métodos laboratoriais.
De acordo com o setor de farmácia interna do Hospital Cristo Redentor, são realizados em média, 150 testes de cada tipo no setor de maternidade, além de alguns destinados à possíveis casos de acidente de trabalho.
Conforme o setor de enfermagem do HCR, além de ser um direito garantido por lei, as mulheres soropositivas podem ter uma gravidez tranquila, segura e com baixo risco de que seu bebê nasça infectado pelo HIV, caso faça o correto acompanhamento médico e siga todas as recomendações e medidas preventivas.
Segundo dados do Ministério da Saúde mais de 135 mil pessoas estão infectadas com HIV no Brasil e não sabem.
IMAGEM: Meramente ilustrativa
Compartilhe: