Quem fala sobre o assunto, é o Dr. Jeovany Martinez Mesa, Especialista em Medicina Interna e Medicina da Família e Comunidade e especializando em Nutrologia.
Passa a compor o quadro de profissionais médicos da Central de Consultas do HCR, o Médico especialista em Medicina Interna e Medicina da Família e Comunidade, Dr. Jeovany Martinez Mesa (CRM 39218 RQE 38954). O médico conclui especialização em nutrologia e contribuirá significativamente neste ramo da medicina, que vem crescendo progressivamente.
O ramo da Nutroterapia Funcional e Dietética Clínica engloba a prevenção e também o tratamento de doenças e desenvolve condutas personalizadas voltadas para o equilíbrio funcional e nutricional do organismo e modulação de fatores que predispõem a desequilíbrios e doenças.
Para qual paciente é indicado o atendimento de profissionais da nutroterapia
No ponto de vista de terapias nutricionais, a nutroterapia é indicada para pacientes com doenças relacionadas ao trato digestivo, com necessidade de acompanhamento pré e pós- cirúrgico, pacientes com doenças crônicas, diabetes, câncer, doenças cardíacas, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva, etc. Vale ressaltar o tratamento clínico da obesidade e também da desnutrição.
O médico com especialidade no assunto, deve por exemplo, definir o melhor tipo de dieta para cada tipo de caso, seja ela por via oral, ou enteral: com sonda nasogástrica ou gastrostomia (procedimento que possibilita a alimentação de acesos direto pelo estômago).
Nutrição Hospitalar
A nutrição hospitalar é um fator que recebe atenção das equipes do HCR. Conforme a BRASPEN (Sociedade Brasileira de Nutrição), no Brasil, a taxa de desnutrição varia entre 20 e 60% em adultos hospitalizados e durante a hospitalização esta condição pode agravar principalmente em idosos e pacientes críticos. Aqui é onde entra também a atuação dos profissionais da equipe multiprofissional.
Segundo o Dr. Jeovany M. Mesa, o ambiente hospitalar que recebe atenção de profissional da nutrologia tem menores índices de desnutrição. “Quando um paciente precisa internar, ele por vezes já chega com problemas associados a alimentação incorreta, e isso associado a doença de base, a ingestão de novos medicamentos, jejum para exames, a não adaptação com o alimento da casa de saúde, enfim, inúmeras situações podem contribuir para um processo de desnutrição hospitalar. Por isso, a importância de haver um profissional no acompanhamento destes pacientes”, explicou.
Dr. Jeovany Martinez Mesa, atende em Marau a partir deste segundo semestre de 2022, inicialmente nas quintas-feiras. Agende uma avaliação com o profissional através do fone WhatsApp (54) 9 9137-3234.
Imagem: Meramente ilustrativa
Compartilhe: