“Um toque pela vida”. Com este tema o Hospital Cristo Redentor juntamente com a AMF (Associação Marauense de Futsal), Central Hospicard e Líder Equipamentos de Proteção, realizaram nesta segunda-feira, (24) de outubro, o primeiro Encontro Rosa: uma roda de conversa com Coffee Breack em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A data, celebrada anualmente, é um movimento internacional que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, de forma a proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.
A ação ocorreu no auditório do HCR e contou com a participação de algumas mulheres que já passaram ou estão enfrentando o diagnóstico do câncer de mama. A roda de conversa foi medida pela psicóloga da Casa de Saúde, Lilian S. Maculan Rettore e teve por intuito, promover um momento de união, afeto, cuidado e fortalecimento por meio das vivências frente ao diagnóstico. Ainda, foi um momento de partilha sobre os impactos da doença na vida da mulher o qual pode ser transformador e lembrar que, mesmo com o diagnóstico, ela não está sozinha
Para tornar o momento ainda mais especial e cheio de emoção, a AMF com a camisa rosa, cor símbolo da campanha, esteve presente através dos jogadores Anderson Tatim, Bolinha, Assis e Matheus Batista, presenteando algumas mulheres que vivenciaram ou estão vivenciando o diagnóstico do câncer de mama com uma camisa do time. Foi uma tarde muito emocionante, afetuosa e sensível.
De acordo com dados no INCA (Instituto Nacional do Câncer), somente no Brasil em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 novos casos, sendo 10.890 na região sul. Ainda a partir de dados do Instituto IMAMA, o Rio Grande do Sul ocupa o 4º lugar com maior índice do diagnóstico. Seu corpo é seu abrigo, por isso não deixe de cuidar dele com muito amor. Faça o autoexame e previna-se contra o câncer de mama. O amor-próprio começa nos detalhes!
Imagem: Natanael de Ávila de Paula
Compartilhe: