10 mil procedimentos cirúrgicos no período de três anos e cinco meses é um marco histórico para o Hospital Cristo Redentor. Este número neste curto espaço de tempo, é desde dezembro de 2014, mês em que foi reinaugurado o Centro Cirúrgico em espaço mais amplo e melhorado na casa de saúde.
As dez mil cirurgias são das mais diversas, com exceção das de alta complexidade que ainda não ocorrem no hospital por ser necessário o Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Uma média de 250 cirurgias mensais, entre elas cirurgia geral, traumatologia, otorrinolaringologia, cirurgia plástica, ginecologia, urologia, proctologia, obstetrícia e vascular. Segundo informações do setor de enfermagem no bloco, neste período tem aumentado consideravelmente os procedimentos de traumatologia, cirurgia estética e obstetrícia em relação aos nascimentos.
A melhor estrutura física foi um dos fatores determinantes para o aumento do número de procedimentos. De acordo com a Enfermeira Gestora do HCR, Clarissa Tramontina, as cirurgias feitas antes em menor número, passaram a ocorrer de forma crescente em função dos novos equipamentos de ultima geração, do espaço mais amplo, além da chegada de novos cirurgiões, de novas técnicas e procedimentos.
“A evolução foi muito grande e isso demonstra que o nosso Centro Cirúrgico está preparado para realizar diversos tipos de cirurgias tanto na parte multiprofissional, quanto em relação a equipamentos, então a tendência é aumentar cada vez mais este número e a gente fica bem feliz”, colocou Clarissa, Enfermeira Gestora que está a dez anos atuando junto ao Centro Cirúrgico. Ela acrescenta ainda que é muito gratificante perceber este marco em meio à rotina de procedimentos: “Para nós é muito gratificante e é uma surpresa. Se parar e contar é um número grande, se vê nos olhos de cada um da equipe a satisfação. Isso nos impulsiona cada vez mais e estamos bem orgulhosos”, finalizou.
Luiz Antônio Balotin Cardoso, Enfermeiro Gestor do HCR, que trabalha desde 2014 no Centro Cirúrgico, acompanhou ainda os primeiros procedimentos no novo espaço: “Estou trabalhando no centro cirúrgico do Hospital Cristo Redentor desde 2014, realizamos as primeiras cirurgias na área física nova com uma equipe extremamente competente, sinto muito orgulho de fazer parte desta grande família que é o HCR. Hoje quando penso como tudo começou e como vem crescendo, dia após dia, me faz sentir privilegiado de fazer parte dessa história. A qualidade dos nossos serviços e nossa infraestrutura hospitalar é inquestionável, e a satisfação dos clientes são os motivos da nossa evolução. Além é claro, do profissionalismo de todos, que se empenham para fazer do centro cirúrgico, referência regional e num futuro próximo estadual, nas diversas especialidades cirúrgicas. Esse espírito de união faz com que a casa se diferencie e se destaque no mercado de serviços em saúde hospitalar, colocou.
O horário de funcionário do Bloco Cirúrgico é das 7h às 19h, porém a urgência e emergência é porta de entrada para diversos procedimentos cirúrgicos, muitas vezes após as 19h.
Compartilhe: